sábado, 29 de novembro de 2014

Café, em Cabreúva, Histórias



Café em Cabreúva

O Café 


O Café na cidade de Cabreúva, chegou vem ja partir de 1818, quando houve a rápida expansão cafeeira, pois muito imigrante europeus, principalmente italianos se dirigiram a região para atender as grandes fazenda de café e suprir a necessidade de mão-de-obra escrava que não atingia sequer 50% do necessário.

A população que trabalhava no café 

Existia então a chamada  população livre  que eram os trabalhadores, pobres brancos e negros que se ocupavam das mais diversos ofícios  urbanos e rurais, atuando como camaradas, pedreiros, carpinteiros, vendeiros, vendedores ambulantes  e empregados de tropas, para o trabalho nas construções de estradas e no trabalho do café.
Outro grupo que existia eram dos pequenos proprietários, que trabalhavam temporariamente por "empreita" nas fazendas de café da vizinhança, obtendo algum recursos financeiro e favores dos grandes fazendeiros.
 Um grande classe que existia também eram o dos lavradores, que alugavam seus serviços, começam as primeiras relações de trabalhos e por não terem posses quase sempre erram explorados. 


História do Café

Existem registro em nossa cidade da história, sobre Alfredo Dias da Costa, que teria nascido na cidade de Cabreúva, no Bairro do Bonfim em 25 de Outubro de 1923,

Diz-se que Sr. Alfredo, cultivou do café entre 1946 a 1953, na fazenda do Senhor Américo Vazone hoje a fazenda, chamada se São João.

Os registros ainda apontam que ele se casou com Benedita no ano de 1950, com teve dois filhos e deles quatro netos.

Há ainda registros da inventividade do seu Alfredo, pois ele teria projetado e executado um sistema  para trazer água da Serra do Japi até sua casa, diretamente e que ele usava para irrigar também .


.


Nenhum comentário:

Postar um comentário